Notícia

  • Home
  • Notícias
  • A tecnologia de impressão 3D nas fábricas da Audi

25/07/2016

A tecnologia de impressão 3D nas fábricas da Audi

A tecnologia de impressão 3D nas fábricas da Audi

Audi Toolmaking, divisão da montadora voltada ao desenvolvimento de ferramentas, construiu uma miniatura em escala 1:2 do clássico modelo Auto Union Typ C utilizando uma impressora de 3D que gera peças em metal. A impressora conta com uma tecnologia de sinterização seletiva a laser que pode ser aplicada na produção em série.

A unidade da Audi é uma das 14 do Grupo Volkswagen empenhadas em explorar a implementação da impressão 3D para componentes automotivos de alumínio e aço.

O Auto Union Typ C reproduzido era um dos Silver Arrows que competiam na era de ouro do automobilismo, na década de 1930. Em 1939, o modelo de 485 cavalos e motor de 12 cilindros venceu os Grand Prix da Auto Union da França e da Iugoslávia.

O laser da impressora derrete camadas de pó metálico com grãos de 15 a 40 milésimos de milímetros, menos da metade do diâmetro de um fio de cabelo humano. Este processo permite a produção de componentes de formatos complexos que, usando métodos tradicionais, não podem ser produzidos ou são gerado com grande dificuldade.

No momento, a impressão 3D metálica pode ser usada para produzir objetos com até 240 milímetros de largura e altura de até 200 milímetros. Os componentes produzidos alcançam uma densidade maior que os criados via fundição ou moldagem a calor.

Tradição da Audi

Em 2015, a Audi foi eleita pela quarta vez a “Toolmaker of the Year” – a fabricante de ferramentas do ano. O prêmio foi conquistado no Excellence in Production, organizado pelo Toolmaking Laboratory da Universidade de Aachen e do Instituto Fraunhofer.

A Audi Toolmaking venceu uma concorrência de mais de 290 departamentos de empresas alemãs ou de países falantes da língua.

 

voltar

Veja também