Notícia

30/06/2016

Tudo sobre o incrível novo Audi A5 Coupé

A nova geração do Audi A5 e S5 Coupé foi apresentada com toda sofisticação que são peculiares ao modelo. Os novos modelos foram revelados em um show de luzes 3D projetados na faixada da sede da empresa, em Ingolstadt, na Alemanha, com portas abertas para visitantes. O evento foi chamado de Audi Late Light Show.

Design

Os designers da Audi combinaram linhas agudas com superfícies alongadas para criar o novo Audi A5 Coupé. O modelo de duas portas exala esportividade e elegância em suas proporções balanceadas, com uma longa distância entre eixos e as quatro saliências delicadas que dão destaque ao longo capô sobre o motor.

O segredo para sua silhueta perfeitamente equilibrada é uma equação simples: 2/3 do volume abaixo da linha de cintura, 1/3 acima. Isso permite que o teto eleve-se a partir do porta-malas em uma curva suave, o que garante não apenas elegância, mas também aerodinâmica superior.

 

O DNA da Audi marca presença com a grade hexagonal frontal com linhas 3D cromadas e faróis de Matrix LED.

 

Os espelhos retrovisores estão posicionados na onda superior das portas, remetendo aos veículos de corridas, mostrando a inspiração clara na criação do Audi A5 e S5 Coupé.

O formato curvado e alongado do teto dá força ao caráter atlético do desenho dos modelos. Para dar força às linhas, as janelas são contornadas por uma moldura de alumínio prateada com efeito fosco.

A traseira curta, típica dos cupês, apresenta linhas claramente horizontais. A tampa do porta-malas apresenta um fino spoiler que contorna todo o compartimento.

 

Dependendo da motorização, o sistema de exaustão pode utilizar escapamentos simples ou duplos. Visualmente, isso é visto com um cano de escape duplo (motores TDI) ou duas saídas separadas (motores TFSI).

As luzes de tecnologia LED completam o visual da traseira dos novos Audi A5 e S5.

 

Desempenho

O Audi A5 Coupé será lançado com cinco opções de motorização na Alemanha: dois com tecnologia TFSI e três versões TDI, com combustão à diesel. Eles proporcionam potência entre 190 e 286 cavalos de potência. Comparado à geração anterior, o consumo dos novos motores diminuiu em 22% enquanto o poder aumento em 17%.

Apenas os motores 2.0 TFSI devem chegar ao Brasil. A versão de entrada do propulsor oferece 190 cavalos, com 320 Nm de torque entre 1.450 e 4.200 rpm. O Audi A5 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 240km/h. O modelo faz 19,6 km/l.

A versão topo de linha do motor produz 252 cavalos, com 370 Nm de torque entre 1.600 e 4.500 rpm. Com ele, o A5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h controlada eletronicamente. O motor faz 16,9 km/l.

Transmissão

O Audi A5 será lançado com três opções de transmissão: manual de seis velocidades, S Tronic de sete velocidades e a tiptronic de oito velocidades.

A nova transmissão de S Tronic de sete marchas têm dupla embreagem, oferecendo alta eficiência. Os principais avanços em relação à versão anterior são a redução de fricções na direção, menor peso, maior eficiência do uso de óleo e o volante de “massa dupla”, que permite baixas velocidades do motor durante a condução.

A tecnologia garante mudanças rápidas, mesmo no modo manual com uso das borboletas atrás dos volantes, sem interrupções no fluxo de energia do A5.

 

 

A Tiptronic de oito velocidades está disponível somente na versão 3.0 TDI. O alto número de marchas permite ao motor operar sempre em pontos bem específicos, o que garante melhor controle das rotações e a diminuição das vibrações.

As transmissões do novo Audi A5 garantem uma experiência especial de condução. As marchas mais baixas são curtas, permitindo trocas dinâmicas, enquanto as mais altas são longas, diminuindo as rotações do motor e garantindo melhor consumo de combustível,

Interior

O acabamento interno traduz a concepção do que é o Audi A5, com a combinação de uma experiência esportiva com um design extremamente elegante.

O volante foi redesenhado para garantir uma melhor visualização do painel e das informações do computador de bordo. Ele conta com moldura de magnésio, que garante um menor peso e maior conforto na direção.

Todo o interior do novo Audi A5 foi desenvolvido utilizando materiais leves. As estruturas dos bancos dianteiros foram construídas por um aço de alta resistência, enquanto a do banco traseiro é composta de magnésio. Já os pedais são de alumínio.

As luzes internas do A5 Coupé são de LED branco. O motorista pode ajustas a iluminação para leitura via sensores. À noite, o modelo ajusta o nível das luzes ambientes – disponíveis em diferentes pacotes de opcionais.

O sistema multimídia MMI pode ser utilizado para escolher entre 30 cores criando diferentes zonas de iluminação no veículo, como porta copos e posições de leitura para passageiros. O sistema pode ajustar diferentes iluminações para os modos de direção presente no Audi Drive Select.

Esses pequenos detalhes enfatizam o design elegante do interior. O painel de instrumentos pode ser dividido em duas zonas de coloração. A parte superior, mais escura, e a parte ingerior mais clara.

Os bancos estão disponíveis em diferentes opções de materiais, como tecidos Milano, Alcantara e Nappa.

Multimídia

Um dos grandes destaques do Audi A5 Coupé é o sistema Audi Virtual Cockpit. Ele combina as tecnologias MMI navigation plus e MMI touch, oferecendo várias possibilidades de customização ao condutor.

Com uma tela de 12.3” de alta definição (1.440 x 540 pixels), o motorista pode utilizar mapas de navegação GPS e funções infotainment, podendo reproduzir músicas e acessar funções de smartphone para fazer/receber chamadas e enviar/ler mensagens.

Via comandos de voz, o motorista pode controlar o sistema para fazer ligações, pedir orientações de trajetos ou de destino, como sugestão de restaurantes, postos de abastecimento entre outros.

O A5 também conta com o Head-up Display. Nele, o Coupé projeta informações relevantes para o motorista no para-brisa. Isso evita que o condutor tire os olhos do caminho e se mantenha ainda mais seguro no volante.

Apresentação

O Audi Late Light Show foi apresentado durante seis noites, entre os dias 25 de maio e 30 de maio. O evento, realizado no Audi Piazza, praça central da sede da marca, contou com o show de luzes realizados pelo renomado grupo artístico húngaro Maxin10sity.

As projeções foram realizadas na faixada do edifício Audi Forum e cobriram uma área de mais de 2.300 metros quadrados. Cada sessão do show durava cerca de 10 minutos.

Para apresentar o veículo à mídia automotiva, a Audi realizou um evento de dois dias para test drive na região do Rio Douro, em Portugal.

O trajeto iniciou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, próximo à cidade do Porto, seguindo o curso do Rio Douro, até o Mosteiro de Santa Maria de Arouca. Em seguida, o evento seguia para a região a cidade de Vista Alegre, onde fica o hotel em que os jornalistas se hospedaram. No dia seguinte, no trajeto de volta ao aeroporto ainda contou com passagem pelo belo Farol da Barra, o mais alto do país.

Nada mais justo. Um trajeto inesquecível para apresentar esses dois carros incríveis.

 

voltar

Veja também